Webnário “2025 – O Ano de Todas as Mulheres e Meninas: 30 Anos da Conferência de Pequim” – Inscrições Abertas

Data – 19/03/2025 (segunda-feira), às 15, na Plataforma Zoom

Local: Ao vivo, na Plataforma Zoom – link disponível somente às pessoas inscritas.

Inscrições Gratuitas e Vagas Limitadas! (Atividade com emissão de certificado)

Inscreva-se antecipadamente para esta reunião: https://us06web.zoom.us/meeting/register/ERlGAlkwSKC8prL5VMgywQ

Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.

O ano de 2025 é um marco na luta por igualdade de direitos das mulheres e meninas no planeta, por comemorarmos trinta anos da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, como resultado da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher. Adotada por 189 países, trata-se da agenda global mais amplamente respaldada acerca dos direitos das mulheres.

Estas normas foram elaboradas a partir de demandas de mulheres e meninas, por elas mesmas apresentadas (Nada sobre nós, sem nós!), com doze áreas prioritárias, incluindo a violência contra as mulheres. O acesso das mulheres nas estruturas de poder e espaços de decisão com igualdade de oportunidade de participação e disputa; o estabelecimento de uma governança pró-equidade de gênero, na esfera pública, ambientes privados e familiares, com novas políticas e práticas sensíveis a gênero, com possibilidades isonômicas com os homens em diferentes esferas, como educação, trabalho e emprego, são conquistas alcançadas nestes trinta anos.

Criar oportunidades para que jovens mulheres e meninas; mulheres negras, indígenas e dos variados grupos étnicos; mulheres do campo e das cidades liderem e inovem são orientações Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, que resgatamos neste momento.

Diante de sua importância global, a ONU Mulheres tem promovido o Dia Internacional da Mulher com o tema “Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade e empoderamento”, aderido pelo Instituto Jus Esperança (IJE), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS – BA); e instituições parceiras, a exemplo da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e a Universidade do Estado da Bahia. que realizarão um Webnário aberto ao público até o limite das vagas, para mulheres gestoras e técnicas da assistência social e áreas afins, além de estudantes de graduação, pós-graduação, membros de conselhos estadual e municipais de direitos das mulheres, da assistência social, igualdade racial, educação, saúde, ativistas de movimentos sociais e populares, dentre outras.

Coordenam o Webnário:

Anhamoná Brito – Advogada, ativista de Direitos Humanos. Professora de Direito da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Análise Cognitiva (PPG DMMDC – UFBA). Fundadora do Instituto Jus Esperança.

Ediana de Castro Dourado Santos – Ex-presidente e atual do COEGEMAS – BA. Secretária de Assistência Social do Município de João Dourado (BA). Vice-Presidenta do Conselho Nacional de Gestores da Assistência Social (CONGEMAS)

Debaterão no Webnário:

Matilde Ribeiro – Ex-Ministra de Estado da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Doutora em Serviço Social (PUC-SP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira no Instituto de Humanidades (UNILAB)

Neusa Cadore – Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM/BA).

Adriana Marmori Lima – Reitora da Universidade do Estado da Bahia. Pedagoga.

Sheila Payaya – Vereadora do município de Morro do Chapéu (BA), Consagrou-se como a primeira mulher indígena, na Bahia e no Brasil, a concorrer com uma pré-candidatura ao cargo de prefeita.

Daia Silva – Secretária de Assistência Social do município de Rio de Contas (BA). Liderança quilombola com ativismo destacado no movimento de mulheres negras.

Dandara Rocha – Ativista Trans e Quilombola do Recôncavo da Bahia. Graduanda em Museologia e Social Media e Comunicadora


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *