Conheça o IJE

Idealizado e liderado pela Prof. Dr. Anhamoná Brito, o Instituto JusEsperança IJE é uma organização que visa a aproximar às pessoas dos conteúdos e instituições do mundo jurídico, ampliando também a percepção de que, além do Estado, existem múltiplas fontes geradoras do direito, a contribuírem com a emancipação e justiça social.

Tornar o direito estatal mais próximo da realidade das pessoas, quebrando as barreiras da linguagem específica, do pouco conhecimento sobre procedimentos e formas de aplicação é um dos objetivos do Instituto JusEsperança. Outra meta consiste na popularização do direito, permitindo o emprego por pessoas e grupos na condição de aliado à superação de desvantagens individuais e sistêmicas, para o alcance de seu propósito de vida e de uma sociedade digna.

O JusEsperança nasce do entendimento da esperança enquanto um direito inquestionável, que todas as pessoas podem acessar para modificar suas realidades, tendo a liberdade e a dignidade como elementos integradores indissociáveis para uma construção jurídica dinâmica, plural e presente na vida das pessoas.

Conheça Anhamoná Brito

Anhamoná Brito

É advogada, doutora em Análise Cognitiva - Dif. do Conhecimento (UFBA), com tese sobre participação popular, cidadania e acesso à Justiça (2018). É professora de Direito da Universidade do Estado da Bahia (2013 - atual) e pesquisadora do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades dessa Universidade.

Perguntas e Respostas

Oferecemos suporte em casos de abuso e exploração sexual, violência nas escolas e familiar, conflito com a lei e processos de adoção. Trabalhamos com políticas de proteção e garantia de direitos, além de formações para educadores e conselheiros tutelares.

Atuamos no combate à violência doméstica e sexual, promovendo equidade de gênero, inclusão socioprodutiva e direitos. Oferecemos apoio psicológico, jurídico e formação para fortalecer a autonomia desses grupos.

Lutamos pelo direito à terra e território, preservação da história, cultura e memória, combate às violências raciais e religiosas, e contra a criminalização de lideranças.

Trabalhamos com qualificação educativa e profissional, inclusão socioprodutiva, atendimento humanizado e universal, além de promover políticas para uma vida digna, saúde e justiça social.

Fortalecemos as redes por meio do Marco Regulatório (MROSC), promovemos o controle social e a participação cidadã, e combatemos a criminalização de lideranças.

Oferecemos formação para cargos de alto comando, equipes técnicas e membros de carreiras, além de assessoria na execução de políticas públicas e planejamento estratégico.

Trabalhamos em parceria com movimentos sociais, OSCs, cooperativas e ativistas, fortalecendo redes e promovendo a participação cidadã.

 

Pessoas em vulnerabilidade, em prol de garantias ou em proteção especial podem buscar apoio por meio de nossos canais de atendimento, formações e projetos específicos.

Oferecemos formações para conselheiros tutelares, membros de conselhos de direito, educadores, gestores e equipes técnicas, visando a melhoria da atuação em políticas públicas

Trabalhamos com políticas como o enfrentamento à violência doméstica, PNTC (Política Nacional para População em Situação de Rua), MROSC, trabalho digno, combate a violências nas escolas e sexuais, e promoção da igualdade racial e de gênero.

Promovemos a criação e fortalecimento de redes de proteção, garantias e consórcios locais e estaduais, facilitando a cooperação entre diferentes atores.